Perder a casa na enchente do RS e esperar moradia por um ano
EditorialUm casal de agricultores com 65 e 64 anos vivia em uma casa temporária de concreto em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, quando a Agência Brasil o entrevistou em abril de 2025. O espaço ficava no terreno onde um novo bairro seria construído. Quase um ano havia passado desde a enchente que levou a casa anterior, os animais de criação e as ferramentas de trabalho.
Antes daquele endereço provisório, os dois passaram por abrigos e pela casa de parentes. A sequência é curta quando escrita numa frase, mas corresponde a diferentes formas de morar depois da perda. A reportagem não enumera cada dia ou cada deslocamento. Documenta que, havia cerca de dois meses, o casal estava no contêiner de concreto e aguardava a próxima etapa da reconstrução.
As horas do resgate ainda apareciam com detalhes na entrevista. A mulher havia operado o fêmur e usava muletas. Ela passou a madrugada em uma embarcação. A família resistiu em uma canoa ou sobre o forro da casa antes de ser retirada. Segundo o relato recolhido pela agência, só havia sido possível apanhar quatro bergamotas, divididas para comer durante a espera.
São informações de pessoas ouvidas por uma reportagem identificada na fonte deste texto. Não são lembranças do autor do editorial. Também não permitem recriar diálogos familiares ou estabelecer o que alguém pensou na escuridão. O registro documentado é suficiente para mostrar os limites daquela espera: dificuldade de locomoção, pouco alimento e uma casa tomada pela água.
O casal conseguiu salvar a família, que incluía filha, genro e netas. Amigos e vizinhos, porém, estavam entre as vítimas fatais. Na data da reportagem, Cruzeiro do Sul havia contabilizado treze mortes nas enchentes do ano anterior. A perda da moradia acontecia em uma comunidade que também havia perdido pessoas e parte de sua estrutura.
O antigo bairro próximo ao rio tinha escola, igreja e posto de saúde. Depois da destruição, a reportagem encontrou terra aberta e máquinas demolindo os restos das casas. A área daria lugar a um parque memorial, com vegetação, equipamentos esportivos e homenagem às vítimas. Esse destino era uma previsão registrada em abril de 2025; o editorial não afirma sua conclusão posterior.
O novo loteamento foi planejado em uma parte alta da cidade. Naquele momento, havia previsão de 480 residências definitivas, com as primeiras entregas anunciadas para o fim do ano. Enquanto isso, as casas temporárias ofereciam 27 metros quadrados, dormitório, sala e cozinha conjugadas, banheiro e mobília básica. A chegada dessas unidades marcou o encerramento dos abrigos coletivos no município.
A mesma matéria encontrou outro casal ainda perto do antigo bairro. Eles tinham perdido uma pequena olaria ao lado da casa e planejavam sair da área com apoio de vizinhos e amigos. O loteamento escolhido passava por obras de água e energia. A reconstrução aparecia, assim, em mais de um caminho: espera por programa habitacional em um caso, investimento próprio compartilhado em outro.
O emprego da palavra casa exigia cuidado ao longo dessa espera. O abrigo coletivo, a residência de parentes e a unidade temporária eram soluções distintas, todas anteriores à moradia definitiva. Não sabemos, pela matéria, a duração exata de cada passagem. Sabemos que o casal chegou a um espaço com móveis e eletrodomésticos depois de circular por formas de acolhimento que não eram seu antigo endereço.
A casa provisória de 27 metros quadrados tinha sala e cozinha conjugadas. Esse dado descreve a configuração oferecida, sem permitir que o editorial invente uma planta completa ou a rotina do casal dentro dela. A reportagem listou cama, beliche, mesa, armário e eletrodomésticos. Eram elementos materiais de uma nova etapa, enquanto o loteamento definitivo continuava sendo preparado numa área considerada mais segura.
O nome anunciado para o novo bairro retomava o do lugar destruído. Há uma conexão entre deslocamento e memória nesse planejamento: mudar de área não significava que a comunidade anterior deixaria de ser lembrada. A fonte registra a intenção de construir um memorial onde antes havia casas, igreja, escola e posto de saúde. Uma parte do território passaria a ter outra função, ao mesmo tempo que seus moradores buscavam novos endereços.
Nos municípios próximos, as soluções apresentadas também variavam. Em Estrela, havia famílias atendidas por aluguel social e residências em diferentes fases de construção ou previsão. Em Muçum, a prefeitura informou três loteamentos novos fora da zona de inundação. Em Lajeado, a gestão disse que não mantinha abrigos ativos desde julho de 2024, embora centenas de famílias ainda recebessem aluguel social enquanto esperavam casas.
Encerrar um abrigo, portanto, não era a mesma coisa que concluir a reconstrução habitacional. A reportagem mostrava municípios sem estruturas coletivas abertas e com pedidos de moradia ainda pendentes. Essa distinção impede ler uma notícia sobre fechamento de abrigo como prova de que todos os antigos acolhidos já tinham recebido uma residência permanente. Parte havia passado a outras modalidades de atendimento.
A fonte também ouviu a administração de Arroio do Meio, que relatou demanda por setecentas moradias e dificuldades relacionadas à burocracia. O número pertence àquele município e àquele momento. Não deve ser somado automaticamente às previsões das outras cidades como se todas utilizassem a mesma metodologia ou o mesmo estágio de cadastro. A reportagem reuniu panoramas municipais, não um acompanhamento nominal de cada família.
Para o casal de agricultores, o tempo da política habitacional vinha depois de um tempo de resgate medido em horas. O pouco alimento disponível e a dificuldade física da mulher ajudam a entender o que estava em jogo naquela madrugada. Já a previsão de entrega de casas tinha outra escala. A fonte permite colocar essas duas etapas em sequência, sem afirmar que a lembrança do salvamento desapareceu quando surgiu um teto provisório.
Também seria incorreto transformar a esperança mencionada nas entrevistas em uma entrega confirmada. Em abril de 2025, os responsáveis anunciavam prazos para o fim do ano e para uma etapa seguinte. A matéria consultada não acompanha aqui o cumprimento de todos esses prazos. O leitor recebe o registro de uma espera com endereço, área e condições concretas, em vez de um final acrescentado para tornar a história mais reconfortante.
A reportagem também reuniu informações de outras cidades do Vale do Taquari, onde muitas famílias continuavam aguardando solução permanente. Este editorial acompanha o retrato de abril de 2025, sem apresentar as promessas daquele período como entrega confirmada. No terreno alto de Cruzeiro do Sul, o casal já tinha uma casa temporária. O endereço definitivo ainda estava no planejamento do novo bairro.
Fontes consultadas
Confira a origem e os créditos deste texto. A data da fonte é diferente da data de publicação no nosso site.
- Vítimas das enchentes esperam por moradias definitivas no RS
Agência Brasil · Publicada em 2025-04-27T18:36:00-03:00 · Consultada em 2026-10-04T09:30:45.291654+00:00
Denunciar este relato — entre para acompanhar sua denúncia.
Continue a conversa
Comentários passam por moderação. Respeite as pessoas e não publique dados que identifiquem terceiros.
Entre ou crie sua conta para comentar.
Ainda não há comentários publicados.