Palhaças enfrentaram preconceito e criaram seu festival no Rio
EditorialO comentário não dizia respeito a uma piada ruim. Quando um grupo de mulheres começou a atuar como palhaças, um homem perguntou por que elas não tiravam o nariz vermelho, já que eram bonitas. O episódio foi contado por uma das fundadoras à Agência Brasil, numa reportagem publicada em dezembro de 2023. O que estava sendo questionado era o direito de ocupar a cena daquela maneira.
O grupo havia iniciado o trabalho em 1991. Mais de três décadas depois, uma de suas integrantes descreveu o começo como um período de preconceito e resistência. Não é preciso inventar uma apresentação fracassada para entender a tensão: a entrevista registra uma cobrança que tentava colocar a aparência das mulheres acima do trabalho artístico.
Segundo a artista, comentários desse tipo não desapareceram por completo. A reportagem cita críticas às cores utilizadas na maquiagem e à quantidade de pele exposta pelos figurinos. Ela descreveu homens que tratavam determinadas combinações de cores como as únicas adequadas à figura do palhaço. Também relatou falas de professores sobre roupas que supostamente distrairiam a atenção em sala de aula.
A diferença apontada por ela era a existência de outras mulheres para contestar e de referências para pesquisar. Quando o grupo começou, essa rede era menos acessível. Em 2023, já havia palhaças em universidades, fazendo mestrado e doutorado, além de encontros dedicados à atuação feminina. A notícia não diz que a desigualdade terminou; mostra que o enfrentamento deixou de depender de pessoas isoladas.
Um resultado concreto dessa continuidade foi a criação de um festival, em 2005. A nona edição estava marcada para dezembro de 2023, na Tijuca, zona norte do Rio. O objetivo anunciado era dar visibilidade à palhaçaria feita por mulheres em sua diversidade. A programação reuniu oito espetáculos de diferentes lugares do Brasil e de outros países, com entrada gratuita.
A variedade das apresentações também contrariava a ideia de que todas as artistas fariam o mesmo tipo de humor. Havia uma professora de literatura argentina que viajava com uma corda bamba, uma montagem portuguesa sobre envelhecimento e uma personagem que trabalhava atrás de uma mesa de escritório cheia de papéis. Essas são propostas descritas pela reportagem, não histórias atribuídas às intérpretes como se fossem suas vidas privadas.
O festival incluía debates sobre políticas culturais, mercado de trabalho, assédio e sobrevivência financeira. O riso aparecia junto da pergunta sobre como manter a profissão. Oficinas e lançamentos de livros completavam a programação. A notícia registrava um espaço de encontro, formação e trabalho, além das apresentações abertas ao público.
Os números informados ajudam a dimensionar a trajetória. Nas oito edições anteriores, tinham sido realizados 24 oficinas e 109 espetáculos, com mais de 300 palhaças brasileiras e 50 internacionais mobilizadas. O público estimado era de oito mil pessoas. Esses totais pertencem ao balanço divulgado na reportagem e não são uma contagem atualizada deste site.
A circulação internacional era uma parte concreta desse encontro. A programação anunciava trabalhos da Argentina, do Chile e de Portugal, além de apresentações brasileiras de Minas Gerais, Tocantins, Brasília e Rio de Janeiro. A reunião não se limitava a convidar pessoas de fora para uma vitrine: colocava lado a lado formas distintas de construir uma personagem cômica e de falar de trabalho, envelhecimento e diversidade.
Uma montagem de Tocantins abordava a importância da diversidade feminina. A produção chilena reunia números em duplas e solos, conectados por intervenções curtas. Já a apresentação de Brasília tinha um recorte musical ligado ao circo-teatro e prestava homenagem a uma compositora brasileira dos séculos dezenove e vinte. Esses formatos ajudam a entender a escolha de um festival: reunir obras diferentes permite ver que a palavra palhaça não designa um roteiro único.
Desde 2012, o evento também reservava um espaço à família circense. Nesse recorte, mulheres podiam atuar com seus parceiros, desde que a proposta dramatúrgica considerasse a equidade de gênero. A programação de 2023 incluía um espetáculo carioca com presença masculina em cena. A informação evita uma conclusão apressada: dar protagonismo a mulheres não significava que toda atividade excluísse qualquer participação de homens.
Os livros anunciados para lançamento abordavam filosofia cômica, experiências de palhaçaria em hospitais e questões de comicidade e dissidência. Este editorial não resume obras que não leu; registra os campos de trabalho citados pela reportagem. O espaço incluía produção escrita e discussão, mostrando uma profissão que pode ser estudada e documentada, além de exercida diante de uma plateia.
As oficinas ampliavam essa dimensão. Estavam previstos encontros sobre palhaçaria social, palhaçaria ligada a referências de terreiro, identidade em performances de cabaré e dramaturgia. A última atividade seria feita pela internet depois dos dias principais do festival. Não há no texto da fonte uma lista de pessoas que concluíram cada curso, por isso o anúncio não é convertido aqui numa contagem de formação realizada.
Uma mesa discutiria políticas públicas culturais; outra abordaria formas de fazer humor, do stand-up à palhaçaria. A sobrevivência financeira aparecia entre os temas, junto da possibilidade de encontrar financiadores além do teatro. O contexto ajuda a compreender por que a entrevista usa a palavra resistência: manter o trabalho envolve tanto contestar preconceitos quanto encontrar condições materiais para continuar apresentando e criando.
O número de festivais femininos no Brasil foi estimado em cerca de dezoito pela entrevistada. Ela afirmou que o país tinha a maior quantidade desse tipo de encontro no mundo. A afirmação permanece atribuída à artista: a reportagem não apresenta uma pesquisa comparativa internacional, e este editorial não a transforma numa classificação estatística independente.
O encontro anunciado na praia tinha o sentido de celebração, segundo a fundadora. Ao mesmo tempo, ela considerava a própria existência das artistas uma tomada de posição. Essa interpretação é da entrevistada, não uma leitura inventada de suas intenções. O festival documentado reunia a prática de fazer rir e as condições para continuar trabalhando como mulher nesse campo.
Havia ainda um encontro anunciado para a Praia de Copacabana. As participantes planejavam entrar juntas no mar para celebrar o riso. A entrevista antecipava a atividade; não confirma quem mergulhou ou o que aconteceu depois. A programação seguia para o palco, com um encerramento formado por nove números curtos. Depois de ouvir que deveriam tirar o nariz, aquelas artistas haviam construído um festival em que ele continuava no rosto.
Fontes consultadas
Confira a origem e os créditos deste texto. A data da fonte é diferente da data de publicação no nosso site.
- Palhaças se reúnem no Rio em festival com arte e resistência
Agência Brasil · Publicada em 2023-12-12T18:19:00-03:00 · Consultada em 2026-10-04T09:31:17.401340+00:00
Denunciar este relato — entre para acompanhar sua denúncia.
Continue a conversa
Comentários passam por moderação. Respeite as pessoas e não publique dados que identifiquem terceiros.
Entre ou crie sua conta para comentar.
Ainda não há comentários publicados.